sábado, 25 de abril de 2009

Caio - Grupo Caio






Fotos dos catálogos enviados pela Caio
Arquivo do Mania de Ônibus
Caio:

Fundada em 19 de dezembro de 1945, com o capital de 4 mil cruzeiros, por iniciativa de José Massa, antigo colaborador da Grassi, o início da operação deu-se em 12 de janeiro de 1946. O sucesso foi quase que imediato, graças à força dos Massa, amparados inicialmente por Octacilio Piedade Gonçalves. Em 1948, ao adquirir novo terreno na Rua Guaiaúna, no bairro da Penha, em São Paulo, é incorporada também uma empresa do Rio, a Companhia Auto Carroceria Cermava.
Em 1960 a Caio - Companhia Americana Industrial de Ônibus - apresenta a primeira carroceria de estrutura tubular, batizada de Bossa Nova. Nesse mesmo ano, a Caio começa a vender para o exterior, exportando suas carrocerias de vários modelos para a Argentina e Uruguai.
Em julho de 1960, o grupo Caio adquire a insolvente Viação Santos -São Vicente - Litoral S/A. Sob a nova administração, a empresa começa a crescer e desdobra-se em seis: Viação Santos- São Vicente Litoral; Viação Santos-Cubatão; Viação Guarujá; Viação Santista; Viação Praia Grande; e Viação Bertioga. Em quinze anos, entre 1950 e 1965, esse grupo forma uma frota de 500 ônibus.
Em 1962 aparece o modelo Jaraguá e em 14 de outubro desse mesmo ano é fundada a Cia. Americana Industrial de Ônibus do Nordeste, sediada em Jaboatão, PE. No ano de 1964 é lançado o modelo Caio-Bela Vista.
Em 1965 é adquirida a empresa Única Auto Ônibus S/A que explorava a linha Rio--São Paulo. Essa empresa pertencia, desde 1943, a Naja Kouri, então proprietário da linha Rio-Petrópolis. Dos nove ônibus que faziam seis horários diários, a frota passou a ter 54 ônibus em 1975 com cinqüenta horários. Em 1966, no Salão do Automóvel, a Caio lança a carroceria rodoviária Gaivota, introduzindo novidades como toalete, bar, iluminação individual para leitura, carpete, poltronas reclináveis e até cinto de segurança.
Em 1969 nasce a carroceria para rnicro-ônibus modelo Verona e modelo urbano Bela Vista, e em 1971, outra carroceria rodoviária, modelo Jubileu. Em 1972, o novo Scania BR-115, com motor traseiro, é encarroçado pela Caio no modelo rodoviário Gaivota, para a Única, usado na linha Rio-São Paulo.
Em 1974, nasce o modelo Gabriela, com pára-brisa panorâmico, e o micro Carolina I. Em janeiro de 1976, o grupo Caio adquire a fábrica de carrocerias Metropolitana S/A e absorve a tecnologia do duralumínio. No mesmo ano, surge o modelo Gabriela II, com vigia inteiriça e, no ano seguinte, é lançado o modelo rodoviário Corcovado, o primeiro da empresa com estrutura de alumínio.
Em 1980 é desativada a produção da Metropolitana, e é produzido o primeiro modelo Amélia, na nova fábrica de Botucatu, SP. Também é lançado o modelo rodoviário Aritana.
Em 1985 aparece o novo modelo rodoviário Squalo (tubarão, em italiano), de linhas arrojadas em alumínio e que seria o modelo de ônibus mais avançado em circulação naquele período no Brasil.
Em 1988 é lançado um dos mais procurados modelos, a carroceria urbana Vitória, produzida em série, na base de 280 unidades/mês. Em 1992, a Caio desenvolveu uma carroceria urbana Vitória, especialmente para a montagem sobre chassis de ônibus da Autolatina, e em 1993 aparece a nova Vitória, com porta de folha dupla e novos pará-choques menores.
Na III Expobus, realizada entre 26 de setembro e 2 de outubro de 1994, em São Paulo, a Caio apresentou seu monobloco, com previsão para lançamento em junho de 1995. Batizado de Beta, os três protótipos em testes tinham motores MWM G10T e Cummins 6 BTA. Ambos na traseira, de 197 cv e 230 CV; respectivamente.
Em novembro de 1995, sai de linha o modelo Vitória, que é substituído pelo modelo Alpha. O último Vitória foi vendido à Transurb de Goiânia, GO, após a produção de 28 mil unidades.
Fonte
Ônibus: uma história do transporte coletivo e do desenvolvimento urbano no Brasil
Autor Waldemar Corrêa Stiel
São Paulo: Comdesenho Estúdio e Editora, 2001
Texto extraído do site da Milbus:

2 comentários:

  1. exoresso nacoinal de onibus semi-ubrano em rodovirio melhor livre executivo pode boa viagem vao onibus tipo amarelo ou azul e laranja pode quero vontade tá precisou viagem ubrano brasil expresso pontalina difrente ok uma abraçaou

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  2. pena que as fotos ficaram um pouco desfocadas....mas mesmo assim,foi muito legal a matéria!

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