Frota nota dez. Esse foi o resultado obtido pela Translitoral na pesquisa realizada pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos na Região Metropolitana da Baixada Santista.
O IQT – Índice de Qualidade Total/2007 foi divulgado em Santos no dia 10 de abril de 2008, após análise da opinião dos passageiros, por meio de entrevistas, sobre o serviço de transporte coletivo, numa avaliação que envolveu cinco empresas concessionárias.
No IQC – Índice de Satisfação do Cliente, a Baixada Santista obteve 70% de conceito “excelente” e “bom”, o melhor nível de aprovação das três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada, São Paulo e Campinas).
Considerando as três regiões metropolitanas, a empresa que obteve a melhor pontuação no IQF – Índice de Qualidade da Frota foi a Translitoral, com nota 10. Esse é o terceiro ano consecutivo em que a Translitoral recebe classificação “ótima” da EMTU.
Frota adaptada
Em dois anos (2007 e 2008), a Translitoral entregou 47 novos veículos aos passageiros do sistema. Da frota total, 64 ônibus estão adaptados ao transporte de portadores de necessidades especiais.
Os veículos possuem box com cintos de segurança para cadeiras de rodas, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais. Alguns destes veículos possuem espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia, algo inédito na região.
Os ônibus seguem as especificações da NBR 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.
A Translitoral buscou no mercado nacional os ônibus mais completos em equipamentos, dentre os quais sistema de controle de velocidade e controle de partida automático (os ônibus não partem se uma das portas estiver aberta).
Acessibilidade
A Translitoral sabe da importância do serviço de transporte para a inclusão social dos portadores de necessidades especiais, por isso atende as normas vigentes e vai mais além.
A Translitoral mantém frota de 64 ônibus adaptados com elevadores e os dois Terminais de ônibus possuem rampas que facilitam acesso às bilheterias, sanitários, telefone público e plataformas de embarque e desembarque.
Além disso, todos os ônibus possuem assentos preferenciais para deficientes físicos, idosos e gestantes.
Funcionários treinados para atenderem aos portadores de necessidades especiais
A empresa também realiza treinamento dos motoristas para a locomoção dos cadeirantes nas escadas dos elevadores (subida/descida) e no ônibus.
A Translitoral treinou seus controladores operacionais que trabalham nos Terminais para orientar e conduzir as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Nos Terminais
A acessibilidade nos dois Terminais Rodoviários ( Vicente de Carvalho e Ferry Boat ) recentemente construídos pela Translitoral foi um conceito incorporado aos respectivos projetos. Ambos foram projetados para facilitar o acesso destas pessoas com conforto e segurança, possuindo :
. Rampas de acesso na calçada
. Sinalização
. Banheiros adaptados
. Telefones públicos adaptados
No Guarujá, também existem abrigos de ônibus em plataformas com rampas.
"texto extraído do site da empresa"
Nenhum comentário:
Postar um comentário